Finalmente, depois de um bom tempo sem escrever nada, meu grande público (1 urso de plástico do discovery channel e o 350z do filme Cars) poderão se nutrir de mais algumas palavras.
O que é Free-Talkers?
Free-talkers são aqueles caras completamente estranhos, que por nem mais nem menos, viram para vocês e começam a conversar.
Por favor! Não entenda "cara completamente estranho" como aquela tia que fala sozinha e grita à esmo. O estranho em questão é aquele que vocês nunca viu na sua vida! Aliás, é a vida dele que geralmente você acaba conhecendo...
Olhando para essas pessoas me vem à cabeça uma coisa que um professor meu, cujo qual não me lembro o nome, que dizia que o ser-humano não consegue viver sem se comunicar. Mas será que só por causa disso EU tenho que ser passivo a isso?? O pior que essas pessoas tem um papo tão chato que se tivessem um amigo imaginário, o mesmo iria embora por causa de tanta chatice.
O melhor lugar que você pode encontra-los é em uma fila. Bem, eu sou paulistano, da grande metrópole, terceira maior do mundo se não me engano, e tem algum lugar nesse país com mais tipos de fila? INSS, ônibus, banco, até fila para comprar pão existe em alguns lugares!
Ok, mas voltando aos free-talkers, filas são seu habitats naturais e quanto mais velhos, mais experientes em manter uma conversa se tornam e mais numerosos os assuntos irrelevantes também!
Tudo começa com o assunto mais irrelevantes de todos, o clima/tempo. O assunto clima/tempo é como um cartão de identificação. Sabe nos filmes americanos que você pessoas com crachás escritos "Hi, I'm Tommy" (Oi, eu sou Tommy)? Pois bem, esse assunto é o que diz "Oi, eu sou um free-talker". E quanto você menos espera, você virou o psicologo dos caras, eles contam seus problemas, casos de família, enfim... tudo!
E qual a solução para isso? Bem, existem umas 3 alternativas que funcionam em quase 100% dos casos, mas lembre-se do aviso, quanto mais velhos os free-talkers.... bem você já sabe...
Alternativa nº1 - Ignorar. Se você não direcionar o olhar nem ao menos emitir uma palavra, eles vão embora, mas funcionam em cerca de 60% dos casos, já que eles são insistentes.
Alternativa nº2 - Erguer a sombrancelha. Não estou falando de erguer só uma delas para dar ar de desconfiado, estou alando de erguer as 2 ao mesmo tempo, sem dizer uma palavra, fazendo um sinal de "positivo" com a cabeça. Funciona em 78% dos casos, pois você corta o assunto em questão automaticamente, mas dependendo do free-talker, ele terá outros assuntos, o que fará com que faça isso mais do que 2 vezes.
Alternativa nº3 - Walkmans, mp3 players e afins. São uma beleza!Além de te entreter, são cortadores de free-talkers mais novos e contemporâneos, pois com a música à um volume alto (não ao ponto de causar uma surdez!!!) As pessoas ficam constrangidas de incomodá-los, já que você está em um certo "mundo paralelo" ao delas. Funciona em 85 - 90% dos casos. Algumas vezes você será obrigado a fazer constantes mergulhos nesse mundo, pois alguns ainda insistem em te chamar a atenção.
Obrigado pela preferência, passar bem!